Como funcionam os serviços online de registro de imóveis
12/07/2020

O serviço online do registro de imóveis é oferecido pelo Portal de Integração dos Registradores de Imóveis no Brasil, o BR Registradores.
Gerenciado pela Coordenação Nacional das Centrais de Serviços Eletrônicos Compartilhados do Registro de Imóveis e vinculado ao Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), o BR Registradores é um órgão de caráter técnico que representa nacionalmente mais de 3.400 oficiais do Registro de Imóveis.
O Portal foi criado para universalizar ao tráfego eletrônico de dados e títulos, além de estabelecer padrões de interoperabilidade para a integração do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI) do país.
O mercado imobiliário sempre foi conhecido por sua imensa burocracia. Não é para menos, com quantias tão grandes em jogo, as garantias devem ser as máximas possíveis.
A quantidade de certidões que precisam ser tiradas é um dos fatores que sempre tornaram os processos lentos. Hoje, as certidões online resolvem grande parte desse problema.
Especialmente nas questões de compra e venda, inventários e partilhas muitas vezes é preciso tirar segunda via de certidões civis, como de casamento, nascimento e óbito.
Nesse caso, o corretor pode contar também com os serviços do Registro Civil Online. Pelo site é possível ainda localizar certidões e validar certidões digitais.
Já a Central RTDPJ Brasil é um sistema mediador que liga os clientes que desejam solicitar atos de registro aos cartórios de RTD (Registro de Títulos e Documentos) e RCPJ (Registro Civil de Pessoas Jurídicas).
E então, corretor, pronto para abrir e aumentar seus lucros com a imobiliária digital? Com os serviços online para registro de imóveis e um bom sistema imobiliário sua rotina será otimizada, gerando muito mais oportunidades de negócios!
Fonte: PAPO IMOBILIÁRIO, 2 JULHO, 2020
Outras Notícias

Cartórios oferecem serviço online para registro de imóveis
Várias mudanças estão ocorrendo por causa da pandemia do coronavírus e muitas vieram para ficar. Algumas já eram fo...